domingo, 6 de janeiro de 2008

BOSTON CELTICS
Big-Big Baby explode em Detroit


O cenário estava montado. De um lado os Detroit Pistons, a jogar em casa, segunda equipa com melhor registo e uma série de 11 vitórias consecutivas. Do outro, os Boston Celtics, oito vitórias consecutivas desde a primeira derrota em casa, precisamente frente aos Pistons por 85-87.

Mais que um jogo, o desfecho desta partida poderia condicionar o factor psicológico para o provável confronto na final de Este. Feridos no orgulho, os Celtics não podiam perder e acabaram por chegar ao final com uma vitória por 92-85, muito por culpa da excelente exibição do rookie Glen Davis. O extremo marcou 20 pontos, 16 dos quais no quarto e derradeiro período da partida.

Depois de algumas más indicações deixadas ontem na partida frente a Memphis, onde a desconcentração e alguma fadiga acumulada deixou antever que Boston tivesse dificuldades hoje, a equipa pareceu ter entrado determinada para alcançar a vitória. Marcaram os dois primeiros pontos da partida e chegaram rapidamente a uma vantagem de 10-3 e com posse de bola. Rajon Rondo não conseguiu um cesto fácil e, a partir daí, deu-se o descalabro para a equipa de Doc Rivers. Kevin Garnett ficou condicionado por faltas e foi para o banco, num período em que os Pistons conseguiram um parcial de 19-2 para terminar o primeiro período a vencer por 22-12.

No segundo período, habitualmente para as segundas opções, os Celtics foram obrigados a dar mais minutos ao big-three que, apesar de conseguir reagir no marcador, não estavam inspirados por aí além. Ainda assim, os Celtics chegaram ao intervalo a perder por apenas dois pontos: 41-43.

O primeiro perigo da segunda parte era Chauncey Billups. A segunda parte está para Billups como o quarto período está para Paul Pierce, pelo que o base dos Pistons entrou cedo a marcar e a definir uma vantagem constante de quatro, seis pontos para os Celtics. O momento das grandes decisões aproximava-se e, com um período por jogar, Detroit vencia por três.

Contudo, no quarto período tudo foi diferente. Os Celtics tiveram os melhores números de eficácia em toda a partida, quer dos lançamentos de campo quer dos lances livres, enquanto os Pistons começaram a vacilar: Billups falhou três lances livres, dois deles consecutivos. Nos Celtics, Pierce e Davis formaram a dupla vitoriosa. Com 16 pontos no derradeiro período, Glen Davis contrariou a tendência que se vinha a verificar de estar mal nos jogos equilibrados, cometendo faltas desnecessárias e sem ser muito utilizado.

Ágil na luta pelo cesto, Davis ganhou sempre vantagem sobre Rasheed Wallace e fez várias jogadas de três pontos (2 + 1), conquistando ainda um ressalto ofensivo decisivo nos instantes finais da partida. A perder durante a maior parte do encontro, os Celtics encontraram o caminho para a vitória e desde o meio do quarto período que conseguiram manter sempre a vantagem. Sem jogar bem, os Celtics conseguiram uma vitória importantíssima, principalmente pela motivação que daí advém.

Além dos 20 pontos e 4 ressaltos de Davis, o banco esteve a um alto nível (no jogo de Dezembro tinha apontado apenas 5 pontos) contribuindo com 39 pontos: Eddie House fez 10. No cinco inicial, Ray Allen voltou a estar uns furos abaixo (9 pontos), bem como Kevin Garnett: 15 pontos e 5 ressaltos. Paul Pierce esteve igual a si mesmo com 19 pontos, 9 ressaltos e 7 assistências.

A equipa de Massachussets terá agora três dias de descanso e só volta a jogar na próxima quarta-feira, em casa com Charlotte, que tem um registo de 1-11 fora de casa. Jason Richardson está num grande momento, mas Gerald Wallace e Raymond Felton também são ameaças. No primeiro jogo das duas equipas, os Celtics estiveram muito próximos da derrota, mas um triplo de Ray Allen em cima da hora deu a vitória.

Sem comentários: