quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

BOSTON CELTICS
Tenth Win Curse

Os vizinhos do Fenway Park, os Boston Red Sox, ficaram conhecidos pela longa maldição que os manteve longe dos títulos durante praticamente nove décadas. Agora, os Boston Celtics de Doc Rivers parecem querer ter uma maldição muito própria: a impossibilidade de chegar à décima vitória consecutiva.

Curiosamente, a décima vitória escapa-se sempre num jogo em casa: em Dezembro frente aos Pistons, hoje frente aos Charlotte Bobcats (83-95). O mais preocupante nem é a quarta derrota no registo e muito menos a derrota em casa, mas algumas das variantes do jogo.

As ausências de Ray Allen e Glen Davis, herói da última partida, o parcial de 0-14 sofrido no segundo período e o clima de que, mais tarde ou mais cedo, a recuperação chegaria, os Celtics foram deixando Garnett no banco e permitiram, se bem que não pudesse ser impedido, a noite de sonho de Jason Richardson, curiosamente um dos carrascos da equipa com melhor registo da temporada passada.

À boa maneira norte-americana, os comentadores da casa queixam-se do árbitro num punhado de lances, mas questões técnicas deste género abstenho-me de comentar. Perdeu-se, perdeu-se bem, mas poderá ser mais difícil aceitar a derrota, sabendo que foi a primeira derrota onde os Celtics eram claramente favoritos e perante uma equipa que tinha um registo de 1-11 fora de casa e em que a única vitória tinha sido no início de Novembro.

Ray Allen é um triplista, logo a eficácia dos lançamentos triplos poderia ser afectado, mas é inexplicável que Eddie House, James Posey e Paul Pierce tenham conseguido apenas 4 em 20 de lançamentos triplos. Tony Allen ajudou com uma tentativa falhada. Se Kevin Garnett não esteve necessariamente aquém do que pode fazer (24 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências), Paul Pierce conseguiu 13 pontos e 8 ressaltos, mas fez 1 em 9 de triplos e 4 em 14 de lançamentos de campo.

A nível psicológico a vitória em Detroit não está anulada, mas em termos de registo já não há essa vantagem. Veremos como reage a equipa sexta-feira e sábado em New Jersey e Washington.

Sem comentários: