sábado, 5 de janeiro de 2008

SPORTING
Derrota hoje, vitória amanhã?


Longe, longe. A exibição do Sporting na derrota frente ao Boavista por 2-0 esteve muito longe de ser aquilo que os adeptos esperavam para o início de 2008. O algum entusiasmo que foi gerado pelas vitórias do Sporting a terminar 2007 e a derrota do FC Porto que colocou os leões mais perto, ainda que longe, da liderança.

No Bessa, a exibição foi mais do mesmo. O meio-campo está longe de ser o carrossel de outros tempos, o ataque está desinspirado, e os laterais não conseguem desequilibrar como outrora, especialmente Abel. Defensivamente, a equipa comete erro atrás de erro nos lances de bola parada. Hoje, o primeiro golo do Boavista surge mais uma vez num lance desses. E isto não é apenas mérito dos ataques, mas também muito demérito dos jogadores do Sporting.

A nível exibicional, apenas Vukcevic conseguiu acordar o adepto mais esperançoso num resultado melhor e, ainda assim, foi ele o primeiro a apagar-se quando o resto da equipa parecia subir de produção. Marcelão negou um golo praticamente certo a João Moutinho e Peter Jehle fez um punhado de boas intervenções.

É a derrota necessária e, se há momento ideal para perder, este é o momento. 5 de Janeiro e sem desculpas.

O plantel está coxo e isso não se pode negar. Será que com Derlei e Pedro Silva estaria equilibrado? Num ponto de vista teórico sim, mas no mesmo ponto de vista em que o Gladstone seria uma alternativa credível e que o Izmailov conseguisse ser mais regular.

O Purovic não me choca. Muitos de nós fomos enganados por esta contratação, mas ainda assim não é, para mim, a maior desilusão. Vive com a equipa coxa...se o Vukcevic tem apresentado uma excelente regularidade (num nível alto), o lado direito há muito que anda coxo. O Abel anda mal, ou pelo menos não tão exuberante como era, mas a obrigação inteira não é dele. Há que jogar lá alguém que consiga fazer alguma coisa.

E quanto ao João Moutinho... costuma dizer-se que aquele que faz um pouco de tudo é uma granda merda.Eu não me contento que ele desenrasque em todas as posições do meio-campo, quero que se fixe numa posição de uma vez por todas e renda realmente muito ali, nessa posição. Caso contrário, não evolui. O Veloso é o protótipo do Custódio. Se se mantiver no Sporting por mais um, dois anos, não faltarão as críticas à moda do Custódio, que só joga para o lado, etc...

Paulo Bento é outro problema. Não discordo, de maneira geral, das opções que toma, das substituições que faz e da forma como arrisca. Mas todos os ciclos têm inícios e fins. Neste momento, o problema não será apenas do plantel, mas também da incapacidade que ele neste momento apresenta em passar a mensagem que quer para dentro de campo. É algo que não se pode evitar e não há culpados aqui ou ali. Conviver tanto tempo cansa e PB já é um dos técnicos que lá está há mais tempo.

E, mesmo que tenha mundo e meio contra a minha opinião, Paulo Bento é muito semelhante ao Octávio Machado. Tem um discurso cansativo e repetitivo, faz da defesa a principal preocupação, esperando que mais tarde ou mais cedo o golo apareça. A espaços há excepções, como foi o ano passado na recta final, mas também o Sporting de Octávio Machado chegou a deslumbrar, não tivesse sido ele que nos levou pela primeira vez à Champions.

A reacção a esta derrota dirá muito da postura que os responsáveis querem para o resto da época.

Sem comentários: